Architect@Work Oslo 2021

Architect@Work Oslo 2021

  • Destaques

02 Sep 2021

DESPERDÍCIO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO INSPIRAM A ARCHITECT@WORK OSLO 2021



ACL irá representar Portugal naquele que é o maior evento da Arquitectura e Design de Interiores do momento



Casas de madeira baseadas em jornais reciclados? Sim, existe e tem uma assinatura norueguesa. E o que é feito com o sangue animal desperdiçado no consumo global de toneladas de carne? Há quem o aproveite para fazer tijolos. É verdade. Hoje, com criatividade e tecnologia, nada se desperdiça, e os mais recentes projetos de Arquitectura e Design de Interiores são bom exemplo disso. “Waste and Architecture” é o empolgante tema da Architect@Work Oslo 2021, um assunto que a empresa portuguesa A Cimenteira do Louro (ACL) tão bem conhece e que irá demonstrá-lo com os seus produtos e revestimentos à base de betão.


Entre os dias 29 e 30 de setembro, a Noruega será o centro do mundo para os profissionais de Arquitetura, Design de Interiores e Construção. Pela primeira vez, Architect@Work faz da paisagem norueguesa a sua casa e começa com uma primeira edição promissora tanto em tema, como afluência de profissionais. Abraçar o antigo e renová-lo, valorizando o que resta de um processo de produção e uso, são formas simples de explicar esse movimento revolucionário que contorna, de forma inteligente, o esgotamento dos recursos naturais. Do stand nº 76, a ACL vai materializar este manifesto verde com seus revestimentos e pavimentos à base de betão, um material 100% sustentável que se transforma em coleções sofisticadas de produtos com ótimo desempenho técnico.


Para quem ainda pensa que só papel, celulose ou madeira são materiais renováveis, é porque não estão seguindo essa nova tendência, movida pela sustentabilidade e pela criatividade, que explora materiais que encerraram o ciclo de vida no sistema de economia linear. Na primeira metade do século 20, George Bataille, um influente intelectual francês, já afirmava que “o desperdício é uma dádiva que precisa de ser libertado do seu “estigma pejorativo”. E assim acontece neste avançar de século 21. É com grande entusiasmo que arquitetos e designers exploram esses novos e empolgantes materiais feitos de coisas que, normalmente, são vistas em um lixão.


Chegamos a um momento em que as consequências nefastas de uma economia linear, que extrai matérias-primas, as transforma em materiais e produtos que se tornam um desperdício, são sentidas em vários aspetos de nossa vida pessoal e social e, portanto, difíceis de ignorar. Reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar são as forças de ação que caracterizam a economia circular, um sistema adversário que está a ser abraçado pelos mundos da Arquitectura e do Design.


Os arquitectos e designers têm um papel decisivo nesta mudança, pois são eles que escolhem os materiais e produtos com que trabalham e definem a relação ecológica entre as pessoas e os seus espaços envolventes. Além desses profissionais, as empresas que comercializam produtos também podem contribuir positivamente para esse movimento. ACL é um exemplo de como é possível apresentar produtos de elevada qualidade e sofisticação a partir de um material totalmente reaproveitado e amigo do ambiente. O betão reciclado pode ser utilizado como agregado para um novo, durando vários ciclos de vida.


O bom exemplo ACL será apresentado na próxima Architect@Work Oslo com as suas coleções Design e Natureza, com a promessa de inspirar os profissionais a escolherem o criativo caminho sustentável da reutilização dos materiais.

X

Subscreva a nossa

Newsletter