Architect@Work Zurique 2021

Architect@Work Zurique 2021

  • Destaques

14 Sep 2021

MATERIAIS E O MUNDO SAUDÁVEL, ACL E O CONCEITO "CRADLE TO CRADLE", TODOS JUNTOS NA A@W ZURIQUE 2021



Como a arquitetura e o design podem tornar este mundo mais saudável? Com a alta eficiência dos materiais? Ou com um design inteligente e sustentável? As respostas podem ser ouvidas na próxima edição do Architect@Work Zurich (A@W), este ano sob o tema “Recursos - Materiais para um Mundo Saudável”. Durante os dias 6 e 7 de outubro, profissionais de todo o mundo vão debater e descobrir como a inovação de hoje se preocupa com a sustentabilidade dos ecossistemas humanos e ambientais. A Cimenteira do Louro (ACL), líder portuguesa em revestimentos e pavimentos premium, estará também presente no Salão de Exposições de Zurique para mostrar como sofisticação e qualidade podem rimar com saúde - mental, social e ecológica.



Na sua edição de 2021, a organização A@W Zurique decidiu que era um bom momento para refletir sobre como os materiais podem ter uma influência direta na saúde do nosso mundo. Para além dos materiais utilizados em projetos de arquitetura e design de interiores, está também em causa a elevação de áreas como a sustentabilidade, a engenharia e o design de excelência, pelo que o paradigma circular "Cradle to Cradle" é um processo que se está a tornar numa certificação global incontornável.


O conceito nasceu, em 2002, no livro Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things, do arquiteto americano William McDonough e do engenheiro químico alemão Michael Braungart. Eles apresentaram um modelo de design que reproduz os processos da natureza na indústria humana. Aqui, os materiais são nutrientes que circulam em metabolismos (técnicos ou naturais) saudáveis e seguros. O ouro? Faça do projeto uma força regeneradora, com um impacto positivo em vez de apenas minimizar os prejudiciais. Como? Reaproveitar todos os elementos e materiais, em cada etapa do processo de fabricação dos produtos, mantendo-os em fluxos contínuos. Para que isso aconteça, temos que inovar em novos produtos, pensados para que cada elemento seja reaproveitado nos seguintes produtos, sem perder seu valor, como na reciclagem. Criar um ciclo sem desperdício em vez de resolvê-lo é um dos pilares do cradle to cradle.


ACL atende aos valores desse paradigma circular, ao utilizar 100% do material nos seus produtos à base de betão, para o desenvolvimento de novos produtos. Inovação e design de excelência materializam-se assim em revestimentos e pavimentos que transformam espaços com experiências sensoriais marcantes. A empresa portuguesa vai apresentar os seus produtos no stand 16 da A@W Zurique, com a promessa de inspirar os visitantes.