The ultimate concrete space test

The ultimate concrete space test

  • Destaques

30 Nov 2023

Slimcrete, o revestimento de betão flexível que resistiu a uma viagem ao espaço


O revestimento ultrafino de betão flexível, Slimcrete, desenvolvido pela ACL - A Cimenteira do Louro, conquistou uma distinção notável durante o mais recente teste de resistência, enfrentando as condições extremas de uma viagem ao espaço a altitudes superiores a cem mil pés.


O vídeo da expedição do Slimcrete até à estratosfera, atingindo uma altitude de mais de 34 quilómetros, foi revelado na Architect @ Work, uma feira de arquitetura e design que decorreu recentemente no Centro de Congressos da FIL, em Lisboa. Este feito foi um dos pontos altos do evento, marcando a sua estreia em solo português.


Dinis da Silva, CEO da ACL - A Cimenteira do Louro, expressou a sua satisfação: "Superámos as melhores expectativas que já tínhamos dos testes laboratoriais anteriores. O Slimcrete foi ao espaço, resistiu às condições adversas e regressou intacto. Isso significa que é um produto resistente, apesar de ser ultrafino e flexível, representando um novo padrão nos produtos de betão."


O Slimcrete alcançou a estratosfera, enfrentando temperaturas tão baixas quanto -67,9 graus Celsius. "A intensa radiação, a elevada pressão, a ausência de atmosfera e as grandes variações de temperatura não conseguiram deteriorar este produto inovador", destacou César Costa, diretor comercial da ACL.


A presença da ACL na feira Architect @ Work foi considerada um enorme sucesso, abrindo perspetivas de negócios significativas para o próximo ano, conforme sublinhado por César Costa.


O Slimcrete será uma das principais apostas da Cimenteira do Louro no mercado nacional e internacional para o próximo ano, dada a sua leveza que facilita a exportação. Cada metro quadrado pesa apenas quatro quilos, tornando o Slimcrete o primeiro produto em betão fácil de transportar.


X

Subscreva a nossa

Newsletter