Architect@Work Berlim 2020

Architect@Work Berlim 2020

  • Destaques

17 Sep 2020

MAIS RESILIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE PARA ACOLHER A INCERTEZA DO FUTURO

Os mundos da arquitectura e design de interiores e empresas como a portuguesa ACL já são à prova do futuro e vão prová-lo na A@W Berlim 2020

O futuro está a caminho. E como a arquitetura e o design se preparam para receber esse momento cada vez mais imprevisível? Ser prova disso, o que significa ser à prova de futuro.

Trocar experiências e conhecimentos em um ecossistema familiar energizante é uma das maneiras de enfrentar o futuro incerto. Nos próximos 7 e 8 de Outubro, é o que vai acontecer no Architect@Work Berlim, onde a portuguesa A Cimenteira do Louro (ACL) será um dos nomes expositores com os seus revestimentos e pavimentos premium que comprovam o que está por vir e muito mais.

Normalmente, quando projetamos arquitetura e design em uma paisagem futura, surge imediatamente a ideia de como devemos ser sustentáveis para preservá-la. Mas para o arquiteto da preservação histórica, Brian Rich, mais do que ser sustentável, arquitetura, design ou mesmo uma comunidade e o próprio planeta, deve ser resiliente e flexível diante do imprevisível.

A ACL identifica-se com esta forma de receber o futuro ao utilizar sua matéria-prima com o máximo aproveitamento de seu desempenho e potencial de reciclagem. Através da inovação e da criatividade, o betão, utilizado pela mais internacional empresa portuguesa no mercado de revestimentos e pavimentos, transforma-se em produtos originais e robustos, com grande impacto nos espaços interiores e exteriores.

Como fingir a imprevisibilidade do futuro, que se prevê com maior escassez de recursos naturais e condições climáticas cada vez mais extremas? Rich dá-nos não uma, mas 10 respostas a essa pergunta, no seu livro 10 Princípios da Prova do Futuro, lançado em 2014. Para o autor, a sustentabilidade ainda é um conceito valioso, mas está em declínio, ao privilegiar a eficiência e não a resiliência das edificações.

Ser flexível e adaptável, projetar a médio e longo prazo, considerando todo o ciclo de vida, ser autônomo de sistemas tecnológicos avançados e obter eficiência e robustez nas características físicas dos materiais são algumas das formas de prever e preparar os impactos do futuro e ter uma nova abordagem para preservação e sustentabilidade.

A resiliência da ACL permanece inabalável após 4 décadas de existência e estará representada no stand 60 da A@W Berlim, com os produtos Riscado Plus, Vértices e Hando Plus. Durante dois dias, o espaço histórico de eventos de Berlim será palco de um encontro muito especial, onde as relações sociais e profissionais do mundo da arquitetura e do design se tornam inabaláveis diante de todas as adversidades do futuro.

X

Subscreva a nossa

Newsletter