base painel solar - solo

base painel solar - solo

  • Highlight

22 Sep 2021

Ecoinside estreia técnica inovadora de instalação de central fotovoltaica na UPREL



A Ecoinside vai estrear uma técnica inovadora na instalação de painéis solares com recurso a estruturas de betão em oposição à tradicional estacaria metálica. Desenvolvido em parceria com a Cimenteira do Louro e a Presdouro, Pré-Esforçados Beira Douro, este projeto é 100% português e vai ser implementado na histórica fábrica de refrigerantes UPREL (União de Produtores de Refrigerantes de Estarreja). A intervenção vai ainda contar com uma avaliação ambiental da obra, desde a contabilização dos resíduos gerados ao impacto na biodiversidade, com o objetivo de desenvolver um modelo de centrais fotovoltaicas mais sustentável, pode ler-se numa nota divulgada pela empresa de energias renováveis.


O método de instalação distingue-se pelo facto de consistir numa estrutura em betão, adaptável a qualquer tipo de painel solar que se pretenda instalar, em oposição às tradicionais formas de fixação de painéis em projetos no solo.


Segundo Joaquim Guedes, CTO (Chief Technical Officer) e sócio-fundador da Ecoinside, “a técnica utilizada reduz custos de mão de obra, graças a uma instalação mais simples e célere, e evita a realização de estudos geotécnicos exaustivos”.


A solução técnica em betão é composta por duas peças fabricadas em separado para permitir uma maior agilidade e eficiência no transporte e na sua montagem. Trata-se de uma “solução concebida para acomodar os diferentes tamanhos de módulos e que permite o ajuste da sua inclinação, adequando-se, dessa forma, a todo o tipo de projetos e localizações”, explica a empresa.


A avaliação ambiental da instalação de uma central fotovoltaica no terreno pretende, ainda, contribuir para o desenvolvimento de um modelo de centrais fotovoltaicas com menores impactos na biodiversidade dos locais e com menor desperdício associado.


“Com este estudo esperamos caminhar no sentido de, muito em breve, implementarmos apenas centrais fotovoltaicas que estejam em comunhão com o ambiente em que se inserem, bem como, podermos começar a compensar ambientalmente os resíduos e operações cuja pegada ecológica não possamos diminuir”, salienta António Cunha Pereira, CEO da Ecoinside.


As inovações a estrear na obra estão alinhadas com a estratégia de sustentabilidade que a UPREL pretende seguir nos próximos anos, começando, deste modo, pela transição energética: “estima-se que a central fotovoltaica a instalar produza mais de metade da energia necessária para o funcionamento da empresa e resulte em poupanças anuais de cerca de 12 mil euros em energia elétrica”, refere o mesmo comunicado.


Nos planos da empresa histórica de Estarreja estão, ainda, o lançamento de uma nova gama de refrigerantes artesanais com certificação biológica, sem adição de açúcares e orgânicos e a alteração das embalagens de modo a facilitar o processo de reciclagem e aumentar a eficiência da cadeia de produção.


“A UPREL tem uma longa e importante história que tem vindo a ser marcada por desafios, crescimentos e reinvenções. Este projeto marca mais uma etapa do caminho que pretendemos seguir com vista à diminuição do impacto ambiental das nossas operações, fundamental para garantirmos um crescimento sustentável por muitos e bons anos”, afirma Abílio Silveira, diretor-geral da UPREL.


X

Subscribe to our

Newsletter